Nitreto de Titânio para Revestimento em Produtos
Nitreto de titânio (TiN) é utilizado geralmente sob a forma de camada de revestimento. É depositado em alto vácuo e permite proteger diversos tipos de peças metálicas, geralmente, garantindo à superfície uma excelente resistência à corrosão, baixo coeficiente de atrito, elevadíssima dureza e grande resistência ao desgaste.
Além disso, contribui para o fator estético, devido a cor dourada e o seu grau de espelhamento.
Sendo assim, o Nitreto de Titânio deixou de ser apenas utilizado nas industrias de revestimentos funcionais, como as automobilísticas, metalúrgicas e armamentos.
Em um segundo momento, passou a ser utilizada também na área médica, odontológica e determinados objetos estéticos.
Finalmente, hoje, também é utilizado na indústria joalheira para revestir determinados materiais, como maior exemplo as Alianças de Tungstênio e de Aço Inox.
Aplicação do Nitreto de Titânio
As Alianças possuem uma particularidade essencial para entendermos porque o Nitreto de Titânio vem sendo utilizado: são produtos de uso diário. As alianças são produtos utilizados diariamente, sujeitas a um maior atrito, desgaste e corrosão do que outros itens.
Nesse sentido, o Nitreto de Titânio “cai como uma luva”, pois se trata de um revestimento dourado, brilhante, duro, resistente ao atrito e corrosão.Assim, sendo muito diferente dos métodos tradicionais de banho e folhagem que utilizam somente ouro, que é um metal de natureza mole, fácil de riscar e desgastar-se.
Portanto, as alianças de tungstênio ou aço inox que recebem uma camada de qualidade de nitreto de titânio, não necessitam de uma lista exagerada de cuidados necessários para o uso no dia-a-dia, diferenciando essas linhas das demais que recebem banho galvânico tradicional.
Assim, podemos concluir que, embora não sejam ouro, em termos de alianças banhadas/folheadas, as alianças de tungstênio ou aço inox que recebem o nitreto de titânio, são excelentes alternativas no mercado.
Mas como é aplicada a camada de Nitreto de Titânio nas alianças de Tungstênio?
A deposição da camada é feita através de um método com maquinário de elevada tecnologia: PVD – Physical Vapour Deposition ou Deposição física a vapor.
PVD (Physical Vapor Deposition) trata-se de um revestimento cerâmico fino de elevada aderência, realizado num processo de deposição numa câmara de vácuo, em que as temperaturas podem variar entre os 150° e 500 °C.
As elevadas temperaturas permitem obter revestimentos com elevada pureza, sendo quimicamente inerte e biocompatível – com forte aderência ao substrato utilizado.
Em termos ilustrativos para fácil entendimento, o processo pode ser visto através das fotos e lvídeo a seguir.
FOTO DA APLICAÇÃO EM ALIANÇAS DE TUNGSTÊNIO:

FOTO DA APLICAÇÃO EM OUTRAS INDUSTRIAS:
VÍDEO ILUSTRATIVO – PROCESSO DE DEPOSIÇÃO FÍSICA A VAPOR
Acesse nosso site e Conheça nossa Linha de Alianças de Tungstênio Alianças de Tungstênio
fiz a compra de uma jóia pelo site deu tudo certo obrigado
CurtirCurtir
eu não sabis do Nitreto de Titânio muito legal este produto recomendo
CurtirCurtir